O novo Manual da Publicidade Médica foi apresentado no I Encontro Nacional dos Conselhos de Medicina 2024 pelo relator da Resolução CFM nº 2.336/23, conselheiro Emmanuel Fortes. “Este foi um trabalho feito por mais de 40 mãos, com a participação intensa dos membros da Comissão de Divulgação do Assuntos Médicos (Codame) e de servidores do CFM. Trabalhamos arduamente, com várias reuniões, trocas de mensagens, idas e vindas. O resultado é uma Resolução comentada e um Manual com e muitos exemplos” adiantou Fortes.
Acesse o Manual de Publicidade Médica aqui.
A aprovação da aprovação da Resolução, em julho de 2023, foi precedida de três anos de muita discussão na Codame e de debates nos Conselhos Regionais de Medicina do Tocantins, Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rio de Janeiro e Santa Catarina, dos quais participaram médicos, publicitários, jornalistas, advogados, administradores e contabilistas. Além disso, a plenária que aprovou a Resolução CFM nº 2.336/23 realizou um debate de mais de onze horas.
“Depois de muito refletir, concluímos que a medicina deveria ter uma relação honesta com o mercado e que o médico pode ter uma publicidade voltada para a educação da sociedade e outra para a formação, manutenção ou ampliação da clientela. Não há conflito”, contou Emmanuel Fortes. Ele afirmou, no entanto, que novas mudanças poderão ocorrer na publicidade médica. “Nada é perfeito. A caminhada é que vai nos mostrar que rumos seguir”, disse.