Em virtude da necessidade da instalação do Conselho Regional de Medicina de Sergipe, a Sociedade Médica de Sergipe, em reuniões datadas de 19 de março e 10 de abril de 1958, discutiu as resoluções que tratavam do assunto, cujas instituições estabeleciam as condições para as condições para a constituição e as eleições do Conselho. Ficou decidida a realização de uma assembléia geral dentro de 180 dias, a contar de 17/12/1957, para eleição da Diretoria do Conselho Regional. Dessa maneira, baseada nas resoluções do Conselho Federal de Medicina, foi aprovada em 10 de abril 1958 a indicação da diretoria da Sociedade Médica de Sergipe, para compor os cargos da Diretoria Provisória do Conselho, que funcionava na sede da Sociedade, assim constituído:
Presidente: José Thomaz d`Ávila Nabuco
Vice-presidente: Antônio Garcia Filho,
Secretário: Juliano Calazans Simões.
De acordo com a Resolução de numero 27 do Conselho Federal de Medicina foi constituída a 2ª Diretoria Provisória composta por Antônio Garcia Filho (presidente), Juliano Simões (secretário), José Thomaz d`Ávila Nabuco, Canuto Garcia Moreno, Antônio Rabelo Leite, por indicação da SOMESE em reunião extraordinária datada de 17/06/1958. A permanência do Dr. José Thomaz d`Ávila Nabuco como conselheiro durou pouco tempo, pois faleceu em 21 de fevereiro de 1959, com 79 anos de idade.
A partir de 31 de dezembro de 1959, exerceu a presidência do CREMESE o Dr. Júlio Flávio Prado, sendo secretário Dr. Antônio Rabello Leite, eleito em reunião no salão inferior do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, ocasião em que foram eleitos os 10 membros efetivos e suplentes.
A eleição às instituições da Resolução CFM 23/58, que dizia:
1) Os Conselhos Regionais de Medicina serão instalados em cada capital, dos Estados, dos Território e no Distrito Federal, onde terão sua sede, sendo composto de:
a) 5 membros, quando o Conselho tiver até 50 médicos escritos;
b) 10 membros, quando o Conselho tiver até 150 médicos inscritos;
c) 15 membros, quando o Conselho tiver até 300 médicos;
d) 21 membros, quando o Conselho tiver mais de 300 médicos inscritos.
Os membros efetivos: Antônio Rabello Leite, Benjamim Alves de Carvalho, Carlos Muricy Souza, José Augusto Soares Barreto, João Batista Perez Garcia Moreno, Lauro de Britto Porto, Lauro Dantas Hora, Oswaldo de Souza e Waldir Barreto Andrade. Para compor o quadro de conselheiros, como membro efetivo indicado pela Sociedade Médica de Sergipe, Hyder Bezerra Gurgel e seu suplente João Cardoso do Nascimento Júnior. Os suplentes: Airton Teles Barreto, Alcides Alves da Silva Pereira, Antero Pales Cardoso, austeclínio Rocha Filho, Hercílio Cruz, José Parreira Carrera (assumindo a titularidade em julho de 1961 com a renúncia de Antônio Rabelo Leite que transferiu para Mataripe-Ba), Oswaldo de Cruz Leite (efetivo em setembro de 1961 com a renúncia de Benjamim Alves de Carvalho), Paulo Freire de Carvalho e Wilson Franco Rocha. Para Delegado no Conselho Federal de Medicina, Júlio Flávio Prado e para suplente, Lourenço da Cruz Mesquita.
Em 13/01/1960 foi realizada reunião da Sociedade Médica de Sergipe no Palácio Serigy sob a presidência do Dr. Júlio Flávio Prado e do secretário Antônio Rabello Leite, para eleição da Diretoria do CREMESE. Foram oito os volantes, sendo eleitos:
Presidente: Dr. Hugo Bezerra Gurgel
Vice-presidente: Dr. Lauro Dantas Hora
Primeiro Secretário: Dr. Valdir Barreto Andrade
Segundo Secretário: Dr. Benjamin Alves de Carvalho
Tesoureiro: Dr. Lauro de Britto Porto
Efetivos: Carlos Muricy Souza, José Augusto Soares Barreto, Oswaldo de Souza, Hugo Bezerra Gurgel, Lauro Hora, Valdir Andrade, Benjamim Alves de Carvalho, Lauro de Brito Porto, Antônio Rabello Leite, João Batista Perez Garcia Moreno, o qual renunciou logo na subseqüente reunião do dia 19 do mês, sendo substituído por Dr. Airton Teles Barreto.
Suplentes: Austeclínio Rocha, Oswaldo da Cruz Leite, Alcides Alves da Silva Pereira, José Pereira Carrera, Hercílio Cruz, Wilson Franco Rocha.
Durante essa gestão foram tomadas medidas administrativas, objetivando a inscrição dos médicos do Estado de Sergipe, para que pudessem exercer regulamente suas atividades médicas. O Conselheiro Benjamim Alves de Carvalho, que se pronunciou sobre o assunto, fez um relato do número de inscritos e sugeriu que um dos membros viajasse ao interior do estado, para explicar aos médicos a necessidade de inscrição para exercer regularmente a profissão. Essa tarefa foi feita pelo conselheiro Carlos Muricy e pelo próprio conselheiro que levantou a questão.
Os estatutos foram aprovados em reunião no dia 01/02/1960. Inicialmente, ao constituir-se o CREMESE, os primeiros e devotados conselheiros buscavam estabelecer suas funções institucionais, ao se afirmar como órgão de supervisão e normatização do exercício profissional no meio de uma sociedade ainda provincial.
Na fase dessa diretoria, como o Conselheiro não possuía sede própria, as reuniões ocorriam no instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e no Palácio Serigy, sede do Departamento de Saúde do Estado.
Suas atividades iniciais se relacionam com o exercício do curandeirismo e a nefasta prática de abortos provocados. Sobre esse último assunto foram várias as denúncias de médicos obstetras que praticavam abortos em seus consultórios e três deles foram apenados pela infração ética. A um deles foi aplicada a pena de cassação do exercício profissional.
Em outra discussão, também foi questionado pelos conselheiros ao Diretor da Faculdade de Medicina, Dr. Antônio Garcia Filho, a legalidade do docente espanhol Professor silvano Isquerdo Laguna, que estava ministrando as aulas de anatomia na Faculdade de Medicina, considerando que o professor não tinha revalidado seu diploma em território brasileiro. Essa questão foi resolvida com a intervenção de vários conselheiros que eram também professores da novel escola de Medicina. O docente se afastou posteriormente de suas funções e a docência de anatomia foi assumida pelo Dr. Oswaldo da Cruz Leite.
No dia 14/01/1964 foram realizadas as eleições para composição do quadro de conselheiro e da nova diretoria. O secretário executivo foi o Sr. José Luiz de Carvalho. Os eleitores tomaram posse em 03/06/1965:
Presidente Hyder Bezerra Gurgel
1º Secretário Wilson Franco Rocha
Efetivos: Antônio Garcia Filho, Antero Pales Carazo, Carlos Muricy, Delso Calheiros, Hugo Gurgel, Hyder Gurgel, Juliano Simões, Jílio Flávio Prado, Osvaldo da Cruz Leite e Wilson Rocha.
Suplentes: Álvaro Azevedo Santana, Basílio Amaral, Dalmo Machado Melo, José Abud, José Pereira Carrera, João Gilvan Rocha, Luiz Bosco Sobral, Fernando Felioza Freire, Onésimo Pinto Filho e Oswaldo de Souza.
Delegado eleito no CFM:
Titular: Júlio Flávio Prado
Suplente: Lourenço da Cruz Mesquita
Mantiveram as reuniões com os mesmos propósitos iniciais de estruturação e de conscientização da classe médica, em busca do exercício profissional lastrado nos preceitos éticos e na competência técnica. Nesse período ocorreu o falecimento do Dr. Wilson Rocha, ainda bastante moço, sendo substituído por Dr. Álvaro Santana.
Verificamos uma diminuição do empenho inicial, pois várias reuniões não foram realizadas por falta de quorum regulamentar, o que provocou uma grande insatisfação no conselheiro Dr. Carlos Muricy, que renunciou ao cargo.
Na época eram comuns os enterros sem atestado médico, e continuava intenso o exercício ilegal da Medicina.
Há de se ressaltar o empenho dos conselheiros na busca desses ideais médicos. Constatamos que no período de instalação do CREMESE, não houve uma denúncia de paciente contra os médicos, e sim dos médicos contra os médicos, especificamente os que praticavam abortos criminosos. Compreende-se que a Medicina era exercida em bases de confiança bastante forte entre o médico e o paciente, tempos em que não havia tantas dúvidas a respeito do atendimento médico, assunto da mais alta importância, estando na pauta das reuniões de todas as entidades representativas da classe médica, além do Conselho Federal de Medicina, da Associação Médica Brasileira, da Federação dos Sindicatos dos Médicos do Brasil, das Academias de Medicina e da população brasileira em geral.
A partir de 1968, as reuniões passaram a se realizar na sala da nova sede da SOMESE.
Em 19/9/1968 foram realizadas as eleições previstas estatutariamente; a chapa denominada União disputou com outra denominada, na ata, de chapa não registrada. Contados os votos foi vencedora União, com 28 votos de vantagens sobre a Chapa não registrada. O conselho Airton Teles Barreto protestou e entrou com recurso no CFM, que anulou as eleições e marcou outra data para novo pleito.
As eleições foram então realizadas com a presença do conselheiro federal, Dr. Murilo Benchior, que pleiteou uma chapa de consenso, eleita em 11/8/1969:
Presidente João Perez Garcia Moreno
Vice-presidente: Gilton Machado Resende
1º Secretário: Otávio Martins Penalva
2º Secretário: Orlando Souza Pinto
Tesoureiro: Gileno da Silveira Lima
Efetivos: Garcia Moreno, Gilton Resende, Antônio Garcia, Álvaro Azevedo Santana, Juliano Simões, Júlio Flávio Prado, Dietrich Wilhelm Todt, Carlos Fernandes de Melo e Gileno da Silveira Lima.
Suplentes: Tarcísio Carneiro Leão, Marcos Teles de Melo, Moacyr José da Silva Freitas, Everton de Oliveira, José Abud, Josefina Maranhão Pinto, José Sobral, Albino Figueiredo Melo e Alexandre Gomes Meneses Neto.
Delegados no CFM
Titular: Juliano Simões
Suplentes: Júlio Flávio Prado
Relacionamos os nomes dos médicos inscritos no CREMESE, desde o início do funcionamento até o final da década de 60:
CRM MÉDICO ESPECIALIDADES
1. José António Thomaz d´Ávila Nabuco Ginecologia
2. Antônio Garcia Filho Clínica Médica e Anestesiologia
3. Canuto Garcia Moreno Proctologia
4. Julianos Calazans Simões Oftalmologia
5.Basílio dos Santos Amaral Anestesiologia
6.José Sobral Ortopedia
7.José Machado de Souza Pediatria
8. Gileno da Silveira Lima Clínica Geral
9.Djalma Feitosa franco Clínica Geral
10.Maria Héráclita Lima Miranda Ginecologia
11.Almir Pires de C. e Albuquerque Clínica Geral
12.Orlando Souza Pintos Clínica Geral
13.Fernando Felizola Freire Cirurgia
14.Teotonílio Mesquita Análises Clínicas
15.Francisco José P. Tavares Bragança Cirurgia
16.Benjamim Alves de Carvalho Proctologia
17.Walter Cardoso Medicina Sanitária
18.Wellington Sabino Ribeiro Chaves Gastroenterologia
19.Josefina Maranhão Pinto Pediatria
20.José Maria Rodrigues Santos Radiologia
21.Milton Dortas de Mendonça Clinica Geral
22.Paulo Acioli de Faro Pneumologia
23.João Batista Perez Garcia Moreno Psiquiatria
24.Benedito de Oliveira Guedes Clínica Geral
25. Edson Farias Brasil Oftalmologia
26.Luiz Bosco Vieira Anestiologia
27.Cleovansóstenes Pereira de Aguiar Medicina Sanitária
28.Antero Pales Carozo Cardiologia
29.Wilson Franco Rocha Tisiologia e Pneumologia
30.Ladislau Esteves Millet Obstetrícia
31.Maria do Céu Santos Pereira Ginecologia
32.Hercílio Cruz Psiquiatria
33.Tarcísio Carneiro Leão Neurologia
34.Arnaldo José Falcão Clínica Geral e Medicina Legal
35.Oswaldo de Souza Ortopedia
36.Alencar Mota Dermatologia
37.Milton Calumby Tourinho Clinica Geral
38.Clóvis Conceição Radiologia
39.Dalmo Machado de Melo Obstetrícia e Ginecologia
40.Washington Aguiar Torres Clínica Geral
41.Onésimo de Araújo Pinto Filho Obstetrícia e Ginecologia
41.Carlos Muricy Souza Anestesiologia
43.Carlos Fernandes de Melo Obstetrícia e Ginecologia
44.José Pereira Carrera Anestesiologia
45.Adalberto Vieira Dantas Clínica Geral
46.Sylvino Cabral Santana Pediatria
47.Everton de Oliveira Anestesiologisa
48.Joaquim Maurício Cardoso Filho Clínica Geral
49. Lauro de Britto Porto Otorrinolaringologia
50.Lauro Dantas Hora Cirurgia
51.Júlio Flávio Prado Clínica Médica e Cardiologia
52.Ariovaldo Vieira Machado Dermatologia
53.Jacy Meireles Carvalho Pediatria
54.Paulo Freire fé Carvalho Pediatria
55.Hyder Bezerra Gurgel Pedriatia
56.Hugo Bezerra Gurgel Obstetrícia e Ginecologia
57.Aristóteles Augusto da Silva Obstetrícia
58.Álvaro Azevedo Santana Oftalmologia
59.Aloysio Coutinho Neves Clínica Médica e Medicina Legal
60.José Aloysio de Andrade Clínica Médica e Cardiologia
61.Augusto César Leite Cirurgia
62.Antônio Rabelo Leite Clínica Geral
63.Valdir Barreto de Andrade Ginecologia
64.Delso Bringel Calheiro Dermatologia
65.Louruval Bomfim Radiologia
66.Arnaldo Braga Costa Clínica Geral
67.Austeclínio Rocha Filho Clínica Geral
68.Ayrton Millet Clínica Geral
69.Joaquim Veloso Ramos Clínica Geral
70.Jória Resende Cruz Pediatria