CONSELHO REGIONAL DE MEDICINA DE SERGIPE
 
CREMESE
 
   Em Sergipe, durante o período de constituição do Conselho, ocorreu um fato, já referido anteriormente, que aglutinou corporativamente a classe médica e que indiretamente contribuiu para a composição da primeira diretoria provisória do Conselho Regional de Medicina de Sergipe. Em 14 de outubro de 1957 foi realizada uma reunião extraordinária da Sociedade Médica de Sergipe, sob a presidência do Dr. Canuto Garcia Moreno, em desagravo ao Dr. José Thomaz d`Ávila Nabuco, Diretor de Saúde Pública de Sergipe. O jornal O Nordeste tinha publicado um artigo considerado injurioso pela Sociedade Médica de Sergipe contra aquele diretor. O Dr. Juliano Simões leu um documento de solidariedade e de repulsa ao jornal, que foi aprovado e assinado pelos presentes. Após várias manifestações de apoio ao colega acusado, os médicos Benedito Guedes, Antônio Rabello Leite, Aristovaldo Machado, Fraga Lima (do Rio de Janeiro que estava em Aracaju), Benjamim Alves de Carvalho, Oswaldo de Souza, Antônio Garcia Filho, solicitaram uma atitude séria contra aquela acusação. Ficou decidido encaminhar um documento para ser publicado com o mesmo destaque jornalístico, bem como contratar um advogado escolhido pelo presidente para processar o citado jornal. Para fortificar o apoio da classe, o 1º Secretário, Dr. José Augusto Soares Barreto, apresentou e teve aprovado o nome do Dr. José Thomas d`Ávila Nabuco para presidente da Sociedade Médica de Sergipe, o que veio realmente a acontecer, e em razão dessa posição, foi posteriormente, o primeiro presidente do CREMESE.
 
Em virtude da necessidade da instalação do Conselho Regional de Medicina de Sergipe, a Sociedade Médica de Sergipe, em reuniões datadas de 19 de março e 10 de abril de 1958, discutiu as resoluções que tratavam do assunto, cujas instituições estabeleciam as condições para as condições para a constituição e as eleições do Conselho. Ficou decidida a realização de uma assembléia geral dentro de 180 dias, a contar de 17/12/1957, para eleição da Diretoria do Conselho Regional. Dessa maneira, baseada nas resoluções do Conselho Federal de Medicina, foi aprovada em 10 de abril 1958 a indicação da diretoria da Sociedade Médica de Sergipe, para compor os cargos da Diretoria Provisória do Conselho, que funcionava na sede da Sociedade, assim constituído:

Presidente:          José Thomaz d`Ávila Nabuco
Vice-presidente:   Antônio Garcia Filho,
Secretário:           Juliano Calazans Simões.

De acordo com a Resolução de numero 27 do Conselho Federal de Medicina foi constituída a 2ª Diretoria Provisória composta por Antônio Garcia Filho (presidente), Juliano Simões (secretário), José Thomaz d`Ávila Nabuco, Canuto Garcia Moreno, Antônio Rabelo Leite, por indicação da SOMESE em reunião extraordinária datada de 17/06/1958. A permanência do Dr. José Thomaz d`Ávila Nabuco como conselheiro durou pouco tempo, pois faleceu em 21 de fevereiro de 1959, com 79 anos de idade.

A partir de 31 de dezembro de 1959, exerceu a presidência do CREMESE o Dr. Júlio Flávio Prado, sendo secretário Dr. Antônio Rabello Leite, eleito em reunião no salão inferior do Instituto Histórico e Geográfico de Sergipe, ocasião em que foram eleitos os 10 membros efetivos e suplentes.

A eleição às instituições da Resolução CFM 23/58, que dizia:

1) Os Conselhos Regionais de Medicina serão instalados em cada capital, dos Estados, dos Território e no Distrito Federal, onde terão sua sede, sendo composto de:

a) 5 membros, quando o Conselho tiver até 50 médicos escritos;

b) 10 membros, quando o Conselho tiver até 150 médicos inscritos;

c) 15 membros, quando o Conselho tiver até 300 médicos;

d) 21 membros, quando o Conselho tiver mais de 300 médicos inscritos.

Os membros efetivos: Antônio Rabello Leite, Benjamim Alves de Carvalho, Carlos Muricy Souza, José Augusto Soares Barreto, João Batista Perez Garcia Moreno, Lauro de Britto Porto, Lauro Dantas Hora, Oswaldo de Souza e Waldir Barreto Andrade. Para compor o quadro de conselheiros, como membro efetivo indicado pela Sociedade Médica de Sergipe, Hyder Bezerra Gurgel e seu suplente João Cardoso do Nascimento Júnior. Os suplentes: Airton Teles Barreto, Alcides Alves da Silva Pereira, Antero Pales Cardoso, austeclínio Rocha Filho, Hercílio Cruz, José Parreira Carrera (assumindo a titularidade em julho de 1961 com a renúncia de Antônio Rabelo Leite que transferiu para Mataripe-Ba), Oswaldo de Cruz Leite (efetivo em setembro de 1961 com a renúncia de Benjamim Alves de Carvalho), Paulo Freire de Carvalho e Wilson Franco Rocha. Para Delegado no Conselho Federal de Medicina, Júlio Flávio Prado e para suplente, Lourenço da Cruz Mesquita.

Em 13/01/1960 foi realizada reunião da Sociedade Médica de Sergipe no Palácio Serigy sob a presidência do Dr. Júlio Flávio Prado e do secretário Antônio Rabello Leite, para eleição da Diretoria do CREMESE. Foram oito os volantes, sendo eleitos:

Presidente:               Dr. Hugo Bezerra Gurgel
Vice-presidente:        Dr. Lauro Dantas Hora
Primeiro Secretário:   Dr. Valdir Barreto Andrade
Segundo Secretário:  Dr. Benjamin Alves de Carvalho
Tesoureiro:                Dr. Lauro de Britto  Porto

Efetivos: Carlos Muricy Souza, José Augusto Soares Barreto, Oswaldo de Souza, Hugo Bezerra Gurgel, Lauro Hora, Valdir Andrade, Benjamim Alves de Carvalho, Lauro de Brito Porto, Antônio Rabello Leite, João Batista Perez Garcia Moreno, o qual renunciou logo na subseqüente reunião do dia 19 do mês, sendo substituído por Dr. Airton Teles Barreto.

Suplentes: Austeclínio Rocha, Oswaldo da Cruz Leite, Alcides Alves da Silva Pereira, José Pereira Carrera, Hercílio Cruz, Wilson Franco Rocha.

Durante essa gestão foram tomadas medidas administrativas, objetivando a inscrição dos médicos do Estado de Sergipe, para que pudessem exercer regulamente suas atividades médicas. O Conselheiro Benjamim Alves de Carvalho, que se pronunciou sobre o assunto, fez um relato do número de inscritos e sugeriu que um dos membros viajasse ao interior do estado, para explicar aos médicos a necessidade de inscrição para exercer regularmente a profissão. Essa tarefa foi feita pelo conselheiro Carlos Muricy e pelo próprio conselheiro que levantou a questão.

Os estatutos foram aprovados em reunião no dia 01/02/1960. Inicialmente, ao constituir-se o CREMESE, os primeiros e devotados conselheiros buscavam estabelecer suas funções institucionais, ao se afirmar como órgão de supervisão e normatização  do exercício profissional no meio de uma sociedade ainda provincial.

Na fase dessa diretoria, como o Conselheiro não possuía sede própria, as reuniões ocorriam no instituto Histórico e Geográfico de Sergipe e no Palácio Serigy, sede do Departamento de Saúde do Estado.

Suas atividades iniciais se relacionam com o exercício do curandeirismo e a nefasta prática de abortos provocados. Sobre esse último assunto foram várias as denúncias de médicos obstetras que praticavam abortos em seus consultórios e três deles foram apenados pela infração ética. A um deles foi aplicada a pena de cassação do exercício profissional.

Em outra discussão, também foi questionado pelos conselheiros ao Diretor da Faculdade de Medicina, Dr. Antônio Garcia Filho, a legalidade do docente espanhol Professor silvano Isquerdo Laguna, que estava ministrando as aulas de anatomia na Faculdade de Medicina, considerando que o professor não tinha revalidado seu diploma em território brasileiro. Essa questão foi resolvida com a intervenção de vários conselheiros que eram também professores da novel escola de Medicina. O docente se afastou posteriormente de suas funções e a docência de anatomia foi assumida pelo Dr. Oswaldo da Cruz Leite.

No dia 14/01/1964 foram realizadas as eleições para composição do quadro de conselheiro e da nova diretoria. O secretário executivo foi o Sr. José Luiz de Carvalho. Os eleitores tomaram posse em 03/06/1965:

Presidente      Hyder Bezerra Gurgel
1º Secretário   Wilson Franco Rocha

Efetivos: Antônio Garcia Filho, Antero Pales Carazo, Carlos Muricy, Delso Calheiros, Hugo Gurgel, Hyder Gurgel, Juliano Simões, Jílio Flávio Prado, Osvaldo da Cruz Leite e Wilson Rocha.

Suplentes: Álvaro Azevedo Santana, Basílio Amaral, Dalmo Machado Melo, José Abud, José Pereira Carrera, João Gilvan Rocha, Luiz Bosco Sobral, Fernando Felioza Freire, Onésimo Pinto Filho e Oswaldo de Souza.

Delegado eleito no CFM:

Titular:     Júlio Flávio Prado
Suplente: Lourenço da Cruz Mesquita

Mantiveram as reuniões com os mesmos propósitos iniciais de estruturação  e de conscientização da classe médica, em busca do exercício profissional lastrado nos preceitos éticos e na competência técnica. Nesse período ocorreu o falecimento do Dr. Wilson Rocha, ainda bastante moço, sendo substituído por Dr. Álvaro Santana.

Verificamos uma diminuição do empenho inicial, pois várias reuniões não foram realizadas por falta de quorum regulamentar, o que provocou uma grande insatisfação no conselheiro Dr. Carlos Muricy, que renunciou ao cargo.

Na época eram comuns os enterros sem atestado médico, e continuava intenso o exercício ilegal da Medicina.

Há de se ressaltar o empenho dos conselheiros na busca desses ideais médicos. Constatamos que no período de instalação do CREMESE, não houve uma denúncia de paciente contra os médicos, e sim dos médicos contra os médicos, especificamente os que praticavam abortos criminosos. Compreende-se que a Medicina era exercida em bases de confiança bastante forte entre o médico e o paciente, tempos em que não havia tantas dúvidas a respeito do atendimento médico, assunto da mais alta importância, estando na pauta das reuniões de todas as entidades representativas da classe médica, além do Conselho Federal de Medicina, da Associação Médica Brasileira, da Federação dos Sindicatos dos Médicos do Brasil, das Academias de Medicina e da população brasileira em geral.

A partir de 1968, as reuniões passaram a se realizar na sala da nova sede da SOMESE.

Em 19/9/1968 foram realizadas as eleições previstas estatutariamente; a chapa denominada União disputou com outra denominada, na ata, de chapa não registrada. Contados os votos foi vencedora União, com 28 votos de vantagens sobre a Chapa não registrada. O conselho Airton Teles Barreto protestou e entrou com recurso no CFM, que anulou as eleições e marcou outra data para novo pleito.

As eleições foram então realizadas com a presença do conselheiro federal, Dr. Murilo Benchior, que pleiteou uma chapa de consenso, eleita em 11/8/1969:

Presidente          João Perez Garcia Moreno
Vice-presidente:  Gilton Machado Resende
1º Secretário:      Otávio Martins Penalva
2º Secretário:      Orlando Souza Pinto
Tesoureiro:          Gileno da Silveira Lima

Efetivos: Garcia Moreno, Gilton Resende, Antônio Garcia, Álvaro Azevedo Santana, Juliano Simões, Júlio Flávio Prado, Dietrich Wilhelm Todt, Carlos Fernandes de Melo e Gileno da Silveira Lima.

Suplentes: Tarcísio Carneiro Leão, Marcos Teles de Melo, Moacyr José da Silva Freitas, Everton de Oliveira, José Abud, Josefina Maranhão Pinto, José Sobral, Albino Figueiredo Melo e Alexandre Gomes Meneses Neto.

Delegados no CFM

Titular: Juliano Simões
Suplentes: Júlio Flávio Prado

Relacionamos os nomes dos médicos inscritos no CREMESE, desde o início do funcionamento até o final da década de 60:

CRM MÉDICO                                               ESPECIALIDADES                           
1. José António Thomaz d´Ávila Nabuco        Ginecologia
2. Antônio Garcia Filho                                    Clínica Médica e Anestesiologia
3. Canuto Garcia Moreno                                  Proctologia
4. Julianos Calazans Simões                              Oftalmologia
5.Basílio dos Santos Amaral                             Anestesiologia
6.José Sobral                                                     Ortopedia
7.José Machado de Souza                                  Pediatria
8. Gileno da Silveira Lima                                Clínica Geral
9.Djalma Feitosa franco                                    Clínica Geral
10.Maria Héráclita Lima Miranda                     Ginecologia
11.Almir Pires de C. e Albuquerque                  Clínica Geral
12.Orlando Souza Pintos                                    Clínica Geral
13.Fernando Felizola Freire                               Cirurgia
14.Teotonílio Mesquita                                       Análises Clínicas
15.Francisco José P. Tavares Bragança              Cirurgia
16.Benjamim Alves de Carvalho                        Proctologia
17.Walter Cardoso                                              Medicina Sanitária
18.Wellington Sabino Ribeiro Chaves               Gastroenterologia
19.Josefina Maranhão Pinto                               Pediatria
20.José Maria Rodrigues Santos                        Radiologia
21.Milton Dortas de Mendonça                          Clinica Geral
22.Paulo Acioli de Faro                                     Pneumologia
23.João Batista Perez Garcia Moreno                Psiquiatria
24.Benedito de Oliveira Guedes                        Clínica Geral
25. Edson Farias Brasil                                      Oftalmologia
26.Luiz Bosco Vieira                                          Anestiologia
27.Cleovansóstenes Pereira de Aguiar               Medicina Sanitária
28.Antero Pales Carozo                                      Cardiologia
29.Wilson Franco Rocha                                     Tisiologia e Pneumologia
30.Ladislau Esteves Millet                                 Obstetrícia
31.Maria do Céu Santos Pereira                         Ginecologia
32.Hercílio Cruz                                                  Psiquiatria
33.Tarcísio Carneiro Leão                                   Neurologia
34.Arnaldo José Falcão                                       Clínica Geral e Medicina Legal
35.Oswaldo de Souza                                          Ortopedia
36.Alencar Mota                                                  Dermatologia
37.Milton Calumby Tourinho                              Clinica Geral
38.Clóvis Conceição                                            Radiologia
39.Dalmo Machado de Melo                               Obstetrícia e Ginecologia
40.Washington Aguiar Torres                             Clínica Geral
41.Onésimo de Araújo Pinto Filho                      Obstetrícia e Ginecologia
41.Carlos Muricy Souza                                      Anestesiologia
43.Carlos Fernandes de Melo                              Obstetrícia e Ginecologia
44.José Pereira Carrera                                        Anestesiologia
45.Adalberto Vieira   Dantas                               Clínica Geral
46.Sylvino Cabral Santana                                   Pediatria
47.Everton de Oliveira                                         Anestesiologisa
48.Joaquim Maurício Cardoso Filho                    Clínica Geral
49. Lauro de Britto Porto                                      Otorrinolaringologia
50.Lauro Dantas Hora                                           Cirurgia       
51.Júlio Flávio Prado                                            Clínica Médica e Cardiologia
52.Ariovaldo Vieira Machado                               Dermatologia
53.Jacy Meireles Carvalho                                    Pediatria
54.Paulo Freire fé Carvalho                                   Pediatria
55.Hyder Bezerra Gurgel                                      Pedriatia
56.Hugo Bezerra Gurgel                                       Obstetrícia e Ginecologia
57.Aristóteles Augusto da Silva                            Obstetrícia
58.Álvaro Azevedo Santana                                  Oftalmologia
59.Aloysio Coutinho Neves                                  Clínica Médica e Medicina Legal
60.José Aloysio de Andrade                                 Clínica Médica e Cardiologia
61.Augusto César Leite                                         Cirurgia
62.Antônio Rabelo Leite                                        Clínica Geral
63.Valdir Barreto de Andrade                                Ginecologia
64.Delso Bringel Calheiro                                      Dermatologia
65.Louruval Bomfim                                              Radiologia
66.Arnaldo Braga Costa                                         Clínica Geral
67.Austeclínio Rocha Filho                                    Clínica Geral
68.Ayrton Millet                                                    Clínica Geral
69.Joaquim Veloso Ramos                                    Clínica Geral
70.Jória Resende Cruz                                            Pediatria

Facebook Instagram Twitter
Aviso de Privacidade
Nós usamos cookies para melhorar sua experiência de navegação no portal. Ao utilizar o Portal Médico, você concorda com a política de monitoramento de cookies. Para ter mais informações sobre como isso é feito, acesse Política de cookies. Se você concorda, clique em ACEITO.