Rede dos Conselhos de Medicina
Presidente do CREMESE realiza vistorias em unidades de saúde do interior do Estado

O presidente do Conselho Regional de Medicina de Sergipe (CREMESE), Dr. Jilvan Pinto Monteiro, fiscalizou no dia 16 de abril unidades de saúde localizadas em municípios do Sul e Centro-Sul sergipano, dando continuidade às ações do cronograma especial durante o período de pandemia da Covid-19.

As unidades vistoriadas na ocasião foram o Hospital Universitário de Lagarto e o Hospital Regional de Estância.

O Hospital Universitário de Lagarto, de acordo com o Presidente, apresenta estrutura física adequada, com fluxo de atendimento organizado, leitos separados para casos suspeitos, enfermaria e UTI, e disponibilização de EPIs adequados aos profissionais de saúde.

No Hospital Jessé Fontes (Regional de Estância), foi constatada a reorganização dos setores do hospital, garantindo fluxo adequado para os atendimentos de casos suspeitos e confirmados de Covid-19. A unidade possui leitos para atendimento, no entanto, há falta de recursos humanos para utilização desses leitos em sua totalidade.

O CREMESE também atendeu a uma demanda oriunda de denúncia a respeito de falta de EPIs adequados e fluxo para atendimento de pacientes no Centro de Saúde da Família Nossa Senhora da Conceição, que é uma unidade de atenção básica com atendimento ambulatorial localizada no município de Indiaroba. Na vistoria ficou confirmado que não há fluxo para atendimento, além disso, a unidade possui apenas uma sala de estabilização e não oferece o serviço de apoio diagnóstico terapêutico suficiente para receber eventuais casos de Covid-19.

Os relatórios das vistorias onde foram encontradas inadequações serão encaminhados às respectivas Direções Técnicas/Gestões e ao Ministério Público do Estado para as providências necessárias.

 

 
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner
Banner